Nimbus: desenvolvimento do personagem

dezembro 2, 2014

O Nimbus passou por diversas transformações até chegar em sua versão final. Isso ocorreu principalmente pelo fato do projeto ter passado por várias etapas antes de começar a ser produzido, assim durante o processo o design do personagem foi adaptando-se e tomando forma. No primeiro projeto escrito as ilustrações eram bem simples, na tentativa de apenas transmitir a atmosfera da animação, levando consideração a técnica pretendida.

menino1

Em uma outra etapa o storyboard foi refeito a fim de aproximar-se mais das proposições do roteiro e da estética desejada. Um novo desenho foi feito sem muita preocupação com finalização, sendo usado apenas para compor, sem considerar o universo e as características psicológicas do personagem.

Projeto aprovado! Vamos para a próxima etapa?

O projeto aprovado significava que o processo começaria a se afunilar e algumas escolhas precisariam ser feitas em relação ao design do personagem. Nesse momento surgiram novos estudos buscando o design perfeito para a animação. Mas seria só o início de uma pequena jornada.

Ainda não satisfeitos com o resultado partimos para outros testes. A nova remessa de experimentações buscava um protagonista que não possuísse formas predominantemente humanas, mas uma criatura que mesclasse características animais, tornando-se ambíguo e indefinido.

concept_cena_azul_01

Essa imagem foi considerada a final até o momento da produção do animático. Só então percebemos algumas dificuldades técnicas que o personagem poderia trazer, por exemplo, as orelhas seriam mais elemento para a animar, os membros curtos e cabeça grande dificultariam e limitariam as movimentações e posições em que o Nimbus precisaria ser inserido.

Além disso, ainda era preciso verificar se as animações de textura teriam obtido o resultado esperado. Como houve um grande intervalo de tempo entre a imagem conceito e o animático final, novas adequações foram feitas. Agora havia a idéia de resgatar as características humanas para o personagem principal e foram feitos novos testes com a animação:

Após analisar diversos fatores e fazer algumas modificações como simplificação dos olhos, remoção das orelhas e o rosto coberto por um capuz, o estudo do vídeo acima foi o design aprovado.

Para o próximo passo, considerando o prazo, a equipe e a estrutura para a produção da animação, o menino passou por suas últimas modificações nas proporções entre membros, corpo e cabeça, adquirindo maior flexibilidade para as movimentações necessárias do personagem. Com esses ajustes, o personagem foi finalizado, e alguns testes finais foram realizados para confirmar que com apenas as mesmas camadas seria possível criar diferentes posições para o Nimbus, agilizando o processo de animação.

Abaixo o resultado final:

Comentários

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top